<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Negócios 

Os lucros trimestrais da EDP são os melhores da sua história, diz hoje o CEO. Entretanto foi anunciado, dias atrás, um acréscimo médio de 2% na factura do consumidor de energia. Eventualmente o propalado lucro poderá ter tido origem noutros negócios que não o da energia; na alienação de terrenos, por exemplo. Mas que num tal quadro o consumidor vai digerir mal o aumento imposto, lá isso vai.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lazer 

Gosto da frase, de que ignoro o autor, que diz que nunca se mente tanto como antes das eleições, durante a guerra e após a caça. É que há dias abriu a caça.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009


LAZER
Depois de ler o escritor Mário Cláudio a quase generalidade dos outros escritores portugueses vivos parece-me de escritores light. Li dele Camilo Broca, por isso posso dar este alerta, só depois de se avançar uma boa dúzia de páginas adentro se ganha o ritmo da leitura e é escusado fingir que se lê, saltando páginas e retomar a leitura mais à frente; não resulta. Porque não o facilitam tanto a densidade narrativa como a diversidade de situações. Reconforta ler em bom português, admirar as soluções encontradas pelo escriba sem que tivesse necessidade de inventar palavras para contar o que tem de ser contado. O livro trata da saga dos Brocas, a família de onde provem Camilo. Mário Cláudio prega ao escritor uma enorme partida ao pôr a irmã de Camilo a referir-se-lhe em termos depreciativos. Camilo Broca é a prova de que a leitura pela leitura pode ser um prazer. Bom, desde que o autor escreva como Mário Cláudio.


 


Estilos
Almoçar sandes no escritório foi coisa que sempre me irritou, em particular em dias de reunião. A grande eficiência invocada, porque “podemos aproveitar o tempo continuar a trabalhar”, era uma treta enganosa. Perdia-se mais tempo do que sair para almoçar. Primeiro havia que retirar toda a papelada da mesa e espalhar as sandes e croquetes, depois havia sempre alguma coisa que faltava e alguém voltava à rua comprá-la. Adicionalmente, no final, completamente empanturrados, alguns dos circunstantes zarpavam para os gabinetes para os telefonemas oficiais ou particulares ou estenderem as pernas. As reuniões interrompidas por volta da 1 só se retomavam aí pelas 5 horas. E em velocidade reduzida prejudicadas pela azia dos fritos e pela casmurrice do coordenador. Parece que há quem pense como eu. Vejam aqui.

This page is powered by Blogger. Isn't yours? -->