<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rodrigo Leão: Vida Tão Estranha

É reconfortante ouvir boa música de bons músicos. A letra e a música desta peça são nostálgico, mas formam em conjunto uma obra prima da estética musical. Aqui, em algures e nenhures.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A energia das ondas



As ondas , a energia que transportam, o aproveitamento que esta pode ter, os dispositivos que se usam e que se podem melhorar no sentido de se aumentar a produção energética. Isto e muito mais, podem os especialistas aprofundar nesta tese de mestrado apresentada na melhor escola de engenharia do país. A tese Modelling and control of a wave energy converter pode ser lida aqui.
in Nunes G, et al., Modelling and control of a wave energy converter, Renewable Energy (2011), doi:10.1016/j.renene.2010.12.018
Posted by Picasa

Big 4 and PwC Statistics 

Fiscal year 2009/10 showed a return to positive revenue growth of 1.4for the Big Four firms in US dollar terms. After a period of continuous

expansion from the early 2000s to 2008, combined Big Four revenues fell

by 7% in 2008/9, Deloitte suffering least with a 5% drop, KPMG most with

an 11% drop and PwC and E&Y each fell 7%. But now the upward curve has

been resumed. The following are the Big Four gross revenue comparisons

for 2009/10 in billions of US dollars:


 

Deloitte 26,578 Increase of 1.8% over

previous year

PwC 26,569 Increase of 1.5% over

previous year

E&Y 21,440 Decrease of 0.9% over

previous year

KPMG 20,630 Increase of 2.6% over

previous year


 

So KPMG was the fastest grower last year and E&Y still had negative

growth, thus reducing the gap between them.


 

Currently the Big Four firms employ more than 600,000 staff globally,

with a total of 34,000 partners overseeing a steep pyramid of about

460,000 professionals.


 

The Americas region accounts for 39% of global Big Four revenues,

Europe, Middle East and Africa 45% and Asia Pacific 15% but growing

fastest at 9% last year.


 

Advisory is the fastest-growing service and accounts for 29% of total

revenues. Audit and Tax at 47% and 24% respectively are on diminishing

curves


 

As far as PwC is concerned, Assurance revenues were slightly down due

mainly to pricing pressures in a fiercely competitive market place.

PwC's Tax revenues fell by 1.7% principally because of the slowdown

in corporate deals and restructuring work. Advisory was PwC's top

line with a 9.5% increase in US dollar revenue thanks to improvements in

the consulting and deals sectors and to the acquisition of specialist

consultancies, such as BearingPoint, during the year.


domingo, 23 de janeiro de 2011

Habemus presidente
Posted by Picasa

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Charneca em flor,
Disse a Flor
Espanta?
Não Espanca.

Posted by Picasa

domingo, 16 de janeiro de 2011

De votos

A eleição do presidente da república não pode ser um filme cómico. Também não precisa de ser um acto fúnebre que inquieta e preocupa. Eleger um dos candidatos não é um acto gratuito, é responsabilizante. Nesta perspectiva coloca-se a cada um o enorme desafio da escolha. Não votar é uma opção possível mas não legitima eventuais futuros desacordos a quem não fez o mínimo: escolher um candidato. Para os que não se revêem na ordem estabelecida há sempre o poder de optar por um dos alternativos. E a oferta é aqui inovadora enquanto nobre e irrequieta como um coelho.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Inside Job 

Para quem julga que a crise é só portuguesa, não tem nada a ver connosco ou que os contornos não são tão asfixiantes como se pensa, recomendo vivamente que veja o filme documentário "Inside Job" que está por aí. Não se trata de uma fita de terror, é o próprio terror. Petrificante. No final do filme fica um tal vazio de esperança que pessoas e instituições que julgávamos isentas, limpas, são afinal autores e causadores de factos que geraram esta situação mundial. A expressão "Inside Job" é elucidativa do que o filme pretende mostrar, significa uma batota praticada por alguém cuja posição nada faria supor que a fizesse.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As vacas de Mora 

Hoje em Mora uma ribeira que extravasou arrastou uma manada de vacas. No Alentejo as vacas sofrem. No verão, porque a seca queima os pastos; no inverno, porque as ribeiras transbordam e afogam-nas. A vida não está fácil para as vacas de Mora. Mamíferos porque que se alimentam de leite nos primeiros tempos da vida, pelíferos porque têm o corpo coberto de pelos, domésticos porque vivem perto do homem. Dão carne para a alimentação e curtumes muito usados na confecção de calçado e outros artigos de couro. O leite que é distribuído pelo prior da freguesia também é dado por estes simpáticos quadrúpedes. Humm, estará nelas a solução para a crise?


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

JIT 


 

O just in time é quase uma religião. Vem do país do sol nascente, aspecto que não deixa de ser marcante, e consiste em acreditar em que o fornecedor a montante cumpre com os fornecimentos na data e local contratados. Os imprevistos não são considerados nesta cadeia, mas acontecem. Não há stocks de segurança porque significam um acréscimo de capital afecto. A Auto Europa vai estar agora um dia fechada porque houve fornecedores que após a altura das festas não conseguiram retomar a produção de modo a fazerem as entregas em tempo. Esta filosofia de gestão há muito que passou da industria para a banca. E terá alguma cota parte de causa na crise financeira actual, que não esperava que o incumprimento de um banco hipotecário de segunda pudesse ser a primeira pedra que arrastaria na queda todas as outras pedras do dominó global.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Back to home

Posted by Picasa
O regresso, depois de uma pausa que não foi descanso. Algures sobre a telúrica Europa, polvilhada de neve como se fosse açúcar, a luz do sol parece branquear os picos de montanhas agrestes. É um momentâneo domínio do homem sobre a natureza. Fascinante bom presságio para primeiro dia do ano.

This page is powered by Blogger. Isn't yours? -->